
As nossas crenças e nossos valores são escritos na nossa cabeça até os 7 anos, alguns estudiosos dizem que até os 5 apenas, outros consideram que até os 7. Depois disso é impossível remover suas crenças e seus valores, a não ser que você esteja sob uma forte angustia, são nesses momentos que a cabeça das pessoas muda, é cientifico.
Então em um desses momentos, e exatamente quando estamos mais frágeis, ficamos passiveis de sugestão, os padres e pastores fazem melhor que isso e se aproveitam da possibilidade de sugestionar novas crenças e valores que irão influenciar diretamente nossos comportamentos. Os nossos comportamentos ocorrem devido às nossas crenças, valores, e instintos. São esses três que formam a base do nosso comportamento, as crenças, os valores e os instintos.
A liturgia e o formato da igreja são preparados para aumentar a capacidade da lavagem cerebral. Primeiro vem música; todo mundo em pé se emocionando, gastando energia, se abrindo através das palavras cantadas, se envolvendo com o que escuta. Depois vem a palavra; o pastor normalmente está em um lugar mais alto, para aumentar ainda mais a sua posição de autoridade, dali ele usa a gesticulação e a retórica para remover as reformular as crenças e valores das pessoas.
Como?
É simples! Ele argumenta contra algumas coisas que irão trazer à memória do ouvinte certas crenças e valores, inconscientemente, e depois ele estabelece outras. Isso fica mais fácil se o fiel estiver com sentimento de culpa, isso fica ainda mais fácil se o fiel estiver com sentimento de culpa. Pode ser usada também a maiêutica, uma técnica de perguntas que originalmente não tinha esse objetivo, mas serve a isso também. O pastor não afirma nada de ruim, não produz peso na consciência, faz perguntas que levarão a pessoa à sentir-se culpada, e ele mesmo oferece a cura dizendo que Deus é bom e que perdoa. A pessoa deposita sua confiança nele.
Quando já estão cansados pelo longo discurso, abertos devido a música, entregues ao que escutam devido o envolvimento com a música, confiando no que o padre diz porque ele diz que Deus perdoa, então se torna mais fácil argumentar contra algumas coisas, e depois sugerir novas, ou apenas sugerir novas. Muitos pastores fazem isso depois que os fiéis chegam do trabalho, é fácil, simples, porque a pessoa está cansada.
Isaías 55. 10-11
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
No comments:
Post a Comment